Dormir bem garante as defesas do corpo

13:50 Clínica Cepto 0 Comments



Por Dra. Claudia Franco Pato | CRM 8280

A relação entre o sono e o sistema imunológico tem sido alvo de investigação há muitos anos. Dois importantes aspectos norteiam essa associação: o primeiro é a letargia e o desejo intenso de dormir que acompanha alguns estados inflamatórios, a exemplo da gripe. Já o segundo, está relacionado a situações de privação do sono, quando há um aumento da susceptibilidade de processos infecciosos.

Analisando esses fatores, é possível perceber que o ser humano precisa dormir, tanto para “corrigir” problemas, quanto para fortalecer a imunidade. Além disso, hábitos saudáveis como a alimentação equilibrada e a prática de atividade física, contribui para que esse sistema não se abata.

No entanto, é importante dar conta de um fato perigoso que ameaça a qualidade do nosso sono e consequentemente a nossa saúde: o estresse advindo da rotina diária. Submeter-se ao trabalho excessivo, aborrecimentos e atividades sem nenhum prazer pessoal nos coloca numa zona de risco onde não há sono, muito menos descanso.

Portanto, se o seu corpo pede cama, não hesite em correr para ela assim que for possível e dormir. É justamente nesse momento que processos químicos e biológicos – principalmente noturnos – vão restabelecer a sua imunidade. Agora, em casos onde o problema é a dificuldade em ter sono ou dormir, procure o quanto antes um tratamento médico. 


Não descuide do seu sono que, sem dúvidas, é um fator gerador de saúde!

Você pode gostar também

0 comentários: