Se você ronca e nunca foi ao médico, cuidado!

17:33 Clínica Cepto 0 Comments




Por Dra. Claudia Franco Pato | CRM 8280
Os sintomas que melhor predizem a existência da síndrome da apnéia obstrutiva do sono (SAOS) são o ronco e as paradas respiratórias, geralmente observadas pelo companheiro de quarto e nem sempre encaradas como uma doença. Outros sinais são a sonolência e o cansaço durante o dia.
Entre as consequências deste problema estão doenças cardiovasculares, diabetes, impotência sexual, esteatose hepática (gordura no fígado), obesidade, acidentes de trânsito e até morte súbita. Por isso a necessidade de se buscar um médico.
Outra informação relevante é a sua maior prevalência em homens de meia idade, embora as mulheres não estejam livres da apnéia. Para elas, o problema costuma surgir no climatério, período em que há uma queda dos hormônios femininos.
As causas desse mal estão ligadas a alterações craniofaciais, aumento da base da língua, aumento dos cornetos, aumento da adenóide e outras alterações anatômicas. Além disso, um fator de risco para essa doença, é o ganho de peso com aumento da circunferência do pescoço e abdômen.
Portanto, se o ronco é uma queixa do seu parceiro (a), esse já é um bom motivo para procurar um otorrinolaringologista. Somente após um diagnóstico adequado será possível identificar a ocorrência da apnéia e iniciar o tratamento.

Se você deseja viver com qualidade de vida e ter longevidade, caminhe na direção correta! 


Você pode gostar também

0 comentários: